Dia de Sobrecarga da Terra: Vivemos Como se houvesse 1,7 Terras.
- Thalison Correa

- 24 de jul.
- 2 min de leitura
Você sabe o que é o Dia de Sobrecarga da Terra?
É a data simbólica em que a humanidade esgota todos os recursos naturais que o planeta é capaz de regenerar em um ano. A partir desse dia, passamos a operar em “modo déficit ecológico”, consumindo mais do que a Terra pode oferecer e comprometendo a capacidade de regeneração dos ecossistemas. A data é calculada pela organização Global Footprint Network e varia a cada ano conforme nosso padrão de consumo e emissões.
Em 2025, esse dia chegou hoje, 24 de julho, um sinal claro de que ainda estamos longe de respeitar os limites do nosso único planeta.
A conta não fecha
Para sustentar o ritmo atual de consumo e emissão de gases de efeito estufa, precisaríamos de 1,7 planetas Terra. Como só temos um, estamos literalmente vivendo no crédito ambiental, e os juros desse sistema são pagos com crises climáticas, perda de biodiversidade e injustiças socioambientais.
A sobrecarga é global, mas a responsabilidade é desigual
Países com altas taxas de consumo, extração e emissões são os principais responsáveis por esse desequilíbrio. Já as populações mais vulneráveis, especialmente do Sul Global, enfrentam os maiores impactos. É um retrato claro da injustiça climática que precisamos enfrentar com coragem e urgência.
E o Brasil, como entra nessa conta?
O Brasil possui uma das maiores biocapacidades do planeta, com florestas, águas e biodiversidade abundantes. Ainda assim, segue aprofundando sua sobrecarga com desmatamento, uso intensivo de recursos naturais, queimadas e emissões em alta. Precisamos virar essa chave enquanto ainda há tempo.
Na Yby, acreditamos em outro caminho
Na Yby, impulsionamos processos de transformação que aproximam sociedade e natureza, valorizando a interdependência entre os sistemas vivos. Atuamos com foco na educação e integração dos saberes tradicionais e científicos para construir futuros mais conscientes e regenerativos.
Ainda dá tempo, se agirmos agora
Cada passo conta. Ao fortalecer iniciativas de regeneração ambiental, apoiar políticas públicas responsáveis e ampliar o diálogo entre diferentes formas de conhecimento, podemos adiar, e um dia superar, a sobrecarga da Terra. Na Yby, acreditamos que repensar o progresso é possível quando construímos coletivamente novas formas de habitar e cuidar do planeta.



Comentários